Conhecidos por arrancar risadas, os memes são uma verdadeira febre na internet. Atualmente, eles se adaptam cada vez mais ao cotidiano das pessoas. No geral, situações que costumam ser embaraçosas, ou o contexto político e social caótico, são amenizados com uma dose de humor através dos memes, ganhando assim, cada vez mais espaço nas redes sociais.
Mas você sabe como eles surgiram? Por que o nome “memes” e qual o seu real significado? A SapucaíNet explica!

A origem

O termo surgiu no livro “O Gene Egoísta”, do autor Richard Dawkins, em 1976. Na obra, Richard afirmava que meme era uma unidade de informação no cérebro, capaz de se multiplicar facilmente de pessoa para pessoa. Ou seja, uma ideia que se espalha de forma muito rápida. O termo caiu como uma luva para brincadeiras e situações engraçadas que surgiram na internet, afinal de contas, é quase impossível passar minutos sem se deparar com elas quando se está navegando na internet.
Outra teoria é de que o primeiro meme foi criado em 1998, por Joshua Schachter, de 24 anos, no serviço Memepool, onde os usuários postavam links interessantes.

Memes famosos

Conheça agora, alguns dos memes mais famosos no Brasil e no mundo:

Ui!

Este meme surgiu quando o físico Neil deGrasse Tyson, usou uma expressão, conhecida aqui como “Ui”, para explicar a sua preferência por Isaac Newton. A cena viralizou na internet e foi utilizada para satirizar diversas situações cotidianas.

Trollface

O trollface simboliza uma pessoa que gosta de fazer brincadeiras e tirar sarro dos outros. O meme foi criado por Whynne Claims, ao tentar fazer um desenho que não saiu bem como o planejado. O autor acabou criando um dos ícones mais famosos do humor virtual.

Challenge Accepted

A frase que quer dizer “desafio aceito” e surgiu no forum Bungie, em um tópico onde haviam desafios entre alunos e professores. Quando alguém aceitava a disputa, citava a famosa frase. Um dos motivos para o meme ter viralizado, foi a série How I Met Your Mother, onde o personagem Barney (interpretado por Neil Patrick) fez da citação o seu bordão em diversas situações engraçadas.

Yao Ming Face

A fotografia tirada após uma coletiva de imprensa, rendeu uma caricatura com milhões de compartilhamentos. O meme Yao Ming Face é utilizado em situações onde há certo constrangimento ou desprezo.

Não me diga?!

Este meme representa situações onde alguém utiliza sarcasmo com a frase “não me diga?!” para algo óbvio. Sua origem vem do filme Beijo do Vampiro, de 1988.
E para fechar com chave de ouro, um meme brasileiro!

Faustão

Faustão se tornou um verdadeiro ícone da internet, com as suas famosas frases para as mais inusitadas situações! Veja alguns exemplos:

“Tá pegando fogo bicho!”

 

Um do memes mais conhecidos do apresentador surgiu durante um programa ao vivo, onde uma churrasqueira simplesmente explodiu no meio do palco, e Faustão soltou a frase:

“Errou!”

Esta com certeza é a mais famosa frase de Faustão, que viralizou não só na internet, como nas brincadeiras do cotidiano dos brasileiros. Em um quadro de perguntas e respostas do qual os participantes não acertaram diversas vezes as perguntas feitas, o bordão foi tão repetido que se tornou cômico!

E aí, qual o seu meme favorito? Gostou do artigo? Não deixe de comentar a sua opinião!

Deixe um Comentário