Você estava no melhor momento daquela partida online e de repente, a internet fica lenta? Ou você queria ver sua série favorita em alta qualidade, mas a conexão trava a todo o momento? E se você pudesse em alguns casos resolver o problema sem ter que ligar para o seu provedor? Seria ótimo, não?! Então confira algumas dicas que a SapucaíNet preparou para você!

Verifique seu Computador
Quando a internet fica lenta uma das primeiras coisas que se pensa é que o problema está na conexão. Mas nem sempre é assim.
Ao ligarmos o computador, alguns programas são iniciados automaticamente, sem precisar de um comando específico do usuário. Esses softwares são executados em segundo plano na máquina, e além de causarem lentidão no sistema, podem também consumir certa quantidade de internet, o que compromete a velocidade de processamento de forma geral. Algumas vezes, o próprio sistema separa uma pequena porcentagem da conexão para uso próprio.
Portanto, utilize programas que impeçam que esses softwares se inicializem automaticamente, isso garantirá uma conexão mais eficiente. Limpe os dados da conexão e exclua programas no seu computador que criam anúncios em páginas web. Esta atitude contribui para otimizar a navegação, uma vez que anúncios a tornam mais lenta.

Segurança
A segurança é fundamental para o bom funcionamento da sua rede e computador. Certifique-se de manter vírus bem longe! Vírus comprometem o desempenho da sua máquina, e na maioria das vezes se propagam para outros computadores via e-mail. Este tipo de atividade, além de diminuir o poder de computação, afeta o desempenho da sua Internet para outras tarefas. O ideal é que se mantenha sempre um bom antivírus ativado para evitar este tipo de problema.
Além disso, é importante garantir que sua internet não foi invadida por terceiros que descobriram a senha de seu Wi-Fi, o que aumentará a quantidade de dispositivos conectados, e diminuirá ainda mais a velocidade que chega até você. Procure alterar sua senha frequentemente, evite sequências simples e alterne letras maiúsculas, minúsculas e números, para aumentar a segurança.

Mude o roteador de lugar
Caso esteja utilizando a internet via Wi-Fi, opte por deixar o roteador no local mais próximo do cômodo em que você passe a maior parte do tempo. Esse tipo de conexão perde velocidade à medida que a distância aumenta. Sendo assim, é essencial que os dispositivos estejam próximos. Instale o seu roteador em pontos altos, assim o sinal se propaga de forma mais eficiente, alcançando uma distância maior. É importante deixa-lo num local arejado, pois quando isso não acontece, a circulação de ar e assim o resfriamento do roteador ficam comprometidos, o que pode superaquece-lo e causar danos permanentes.

Reinicie seu roteador
Pode parecer besteira, mas não é. Reiniciar o seu roteador realmente pode fazer a diferença na velocidade da sua internet. Muitas vezes, o roteador pode travar por conta de um aquecimento no sistema. Por isso, reiniciá-lo manualmente com frequência é altamente recomendado. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos nos quais ninguém costuma acessar a internet, como quando você estiver dormindo, por exemplo. Isso poderá melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você o ligar novamente, além de garantir maior tempo de vida útil ao seu equipamento.

E aí, gostou das dicas? Vai botá-las em prática? Compartilhe a sua opinião conosco!

Deixe um Comentário